50 Anos de Psicose

Dia 16 de Junho de 1960… Hoje faz 50 anos desde a estréia de Psicose nos cinemas americanos. Uma obra prima de Alfred Hitchcock. O filme foi todo filmado em preto e branco para não haver choque por meio dos consumidores do cinema da época.

Com um cartaz que vinha com uma aviso de “não conte o final para os outros” e com cenas consagradas na história do cinema mundial somados a uma inesquecível trilha musical.

A música do filme é um dos pontos mais expressivos deste trabalho. Bernard Herrmann, o compositor, deixou de lado os complexos arranjos e a grandiosidade das orquestras sinfônicas, tão apreciados pelos clássicos hollywoodianos, em prol de um pequeno grupo de câmera, composto por instrumentos de cordas friccionadas. O resultado desse trabalho é uma sonoridade musical tão dramática quanto o próprio filme.

Com um orçamento de apenas 800 mil dólares o filme foi sucesso de público e de vendas despertando o interesse muito críticos.

Nos dias atuais o filme pode ser devidamente degustado caso seja mantido em mente o valor histórico do mesmo. Na época Hitchcock teve um trabalhão para manter o mistério a respeito do final do filme. Pouca gente hoje consegue esse feito graças à internet e seus spoilers.

O filme foi escolhido como o 11º melhor filme de todos os tempos e o melhor do gênero horror pela revista Entertainment Weekly.

No site Rotten Tomatoes, que reúne críticas de cinema do mundo inteiro, Psicose quase atingiu a perfeição: ganhou 98% de aprovação.

Receveu quatro indicações ao Oscar de 1961 nas categorias de melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh), melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor direção. Ganhou o Globo de Ouro no mesmo ano na categoria de melhor atriz coadjuvante (Janet Leigh).

Em 1998 o diretor Gus Van Sant fez um remake do filme, com Vince Vaughn e Anne Hechenos nos papeis de destaque.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

RPHL

Raphael Maia - 23 anos, recifense, designer gráfico e apaixonado por tipografia e ilustração.

Comments on Facebook