A Nouvelle Scene Française


Nem só de Daft Punk, Yelle e Justice vive a música francesa, e nem só do hype ela sobrevive, a música francesa é bastante diversa e variada, tem tido um “Boom” no rap e hip hop cantado em francês, mas o que tem feito muito sucesso mesmo no país de Napoleão é a Nouvelle Scene Française, ou a música popular, que é cultuada por lá.

A Nouvelle Scene Française reune vários artistas da nova geração, é basicamente uma expressão utilizada pela crítica musical do país. Alguns acusam essa onda de soar muito folclórica, e de fato para ouvidos estrangeiros, ela soa, mas é ainda sim, boa música para aqueles que admiram uma bela canção francesa. O BLCKDMNDS reuniu alguns dos grandes nomes da atual música francesa, vamos a eles:

Raphaël ou Raphaël Haroche, é um cantor e músico de maior sucesso na música atual francesa, premiadíssimo e super elogiado pelo álbum Caravane de 2005, faz uma música que mistura Bob Dylan e Neil Young, é imensamente amado pelos franceses, e principalmente pelas francesas, um dos galãs da Nouvelle Scene Française. Tem previsão de lançamento de novo álbum para agosto de 2010, para felicidade de quem estava com saudades do rostinho bonito e da voz suave de Raphaël.  Myspace

Rose é a voz feminina da música francesa atual. Sua voz é especial e ela não tem medo de sofrer, fala sobre corações partidos e dores do amor, faz um acústico lindo de se ouvir, principalmente numa bela voz doce com referências da folk music em seu repertório. Pra quem quer conhecer mais de Rose, pode entrar em seu Myspace.

Renan Luce é ator compositor e cantor francês que une música e pitadas de humor muito bem em sua música, é também um dos galãs da Nouvelle Scene Française, é casado com Sechan Lolita, filha de um dos principais cantores franceses, Renaud.
Lançou em 2006 seu primeiro álbum
“Repenti”, com 13 faixas. É considerado um cantor de indie rock na França.   Myspace

Émilie Simon é uma das cantoras que representa a música eletrônica na Nouvelle Scene Française, ela ja tocou jazz, rock, e agora aposta nas sonoridades do eletrônico em harmonia com o trip-hop. Insere em sua música uma vertente vanguardista artística e o resultado é bem agradável, é considerada uma das artistas cults da França. Para os que se interessam e querem conhecer mais do som experimentalista de Émilie, vá até o Myspace da moça.

Gregory Lemarchal talvez seja um dos cantores mais amados da França, chamado de Le petit ange de la France, o menino jovem que venceu o programa Star Academy em 2004 com 80% dos votos teve carreira curta e morreu em abril de 2007 vítima de uma doença rara, comovendo todo o país.
Sua música De Temps en Temps foi primeiro lugar nas paradas de sucesso por semanas após sua morte, e ainda se mantém vivo no coração dos franceses.


Raphaël

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LNUS

Felipe Pedroso, é historiador, curador, pós-graduado em História, Arte e Cultura e especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, dentre seus trabalhos, foi colunista web da Revista Trip e TPM e atualmente coordena o núcleo cultural do maior museu histórico a céu aberto do Brasil.

Comments on Facebook