A nova cara do pop feminino.

De Madonna a Spice Girls, de Britney Spears a Lady Gaga, o pop feminino sempre nos gera fascínio, o Girl Power dos anos 90 deu muita visibilidade a uma indústria fonográfica que privilegiava os homens, hoje, elas são as coqueluches das gravadoras, vendem como água e sabem fazer publicidade, seja ela como for.

Dezenas de novos nomes chegam a tona todos os anos, e grande parte são esquecidos quase que simultaneamente: artistas de um hit só, segundo disco fracassado, problemas com a gravadora e com a mídia, são alguns fatores que podemos mencionar para que essas cantoras sejam tão passageiras aos nossos ouvidos, além do efêmero mundo virtual e da ansiedade por novidades.

Selecionamos alguns nomes que podem, ou não, fazer sucesso em 2010, elas são novinhas, quase adolescentes, a beleza quase sempre é presente  e um produtor de nome por trás sempre ajuda. Vamos aos nomes:

Já falamos de Sky Ferreira aqui, mas vale a pena retornar, ela chamou a atenção ao postar um cover de “Animal” do Miike Snow no youtube,  além do seu visual hipster, nova-iorquino. Seu álbum de estréia tem previsão de lançamento para o segundo semestre de 2010 e tem produção de ninguém menos que a própria dupla por trás do Miike Snow e Linda Perry, aquela do 4 Non Blondes.

Ela tem voz suave, se chama Jade Williams Broxbourne, mas podem chamá-la de Sunday Girl, sua música remete a uma mistura de Girls Aloud com Ellie Goulding, foi co-produzida pelo Diplo e também promete emplacar em 2010.  Será?


A aparência física pode lembrar M.I.A. ou Santigold, a sonoridade também pode ser associada, Dominique Young Unique, está na sessão “Radar” da revista  NME (edição junho), é uma garota de apenas 17 anos de idade da Flórida EUA, mas já conseguiu arrancar elogios da crítica especializada. O vídeo de seu single “Show my ass” foi editado e produzido por Simone Ghilardotti e o resultado ficou bem bacana.
Também pode fazer download free da mixtape da Dominique no myspace dela.

E aí, o que vinga e o que não vinga? Façam suas apostas.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LNUS

Felipe Pedroso, é historiador, curador, pós-graduado em História, Arte e Cultura e especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, dentre seus trabalhos, foi colunista web da Revista Trip e TPM e atualmente coordena o núcleo cultural do maior museu histórico a céu aberto do Brasil.

Comments on Facebook