Arte e Psique: o universo paralelo dos pacientes com distúrbios mentais

Este trabalho foi apresentado em Miami pela Naemi, uma organização internacional dedicada à descoberta, promoção e exibição de trabalhos de artistas com doenças mentais. Os desenhos foram feitos de uma forma muito intimista, mostrando sentimentos de cada um dos pacientes através da arte. Esse trabalho mostra muito de que a melhor arte muitas vezes parece vir de uma mente profundamente perturbada. A missão da Naemi é reduzir o estigma associada com deficiência mental por descobrir, estudar, promover, expor e preservar a arte de artistas com deficiência mental.

Artista: Boris López

BORIS1

” Boris se refugia em cor e forma, ele pinta em um dos lugares mais íntimos: a sua própria cama. Em seu trabalho diário para um empreiteiro de transporte, ele anseia pelo contato com sua pintura. Em sua pintura acrílica, este artista autodidata mostra uma série de temas recorrentes giram em torno da iconografia religiosa.”

BORIS2

Artista: Candice J. Avery

Candice J. Avery1

“O trabalho desta artista norte-americana (Albion, Michigan, 1951) mostra uma surpreendente variedade e uma técnica sólida. O hiper-realismo refinado de seus desenhos capta todos os detalhes para o último fio de cabelo.”

Candice J. Avery2

Artista: Milton Schwartz

Milton Schwartz2

” Milton Schwartz costumava passar seu tempo rezando e fazendo colagens em pastas coloridas baunilha onde ele iria escrever e manter pequenas fotos recortadas de revistas e catálogos.”

Milton Schwartz1

Artista: Gabriel Fernandez

Gabriel Fernandez2

” Apesar de ser um bom aluno na escola primária, enquanto ele se aproximava da adolescência, ele experimentou os primeiros sintomas de incompatibilidade com pessoas. Depois de uma série de tentativas fracassadas de entrar na universidade, Gabriel instintivamente começou a desenhar. Isto provou ser uma maneira benéfica de liberar sua ansiedade.”

Gabriel Fernandez1

Artista: Roger Sadler

Roger Sadler1

” Entre as diferentes técnicas empregadas por Roger (desenho, pintura, colagem, e mais recentemente fotografia) seu primeiro sucesso veio da série de desenhos: “Retratos do doente mental” (1978-1982). Lá, ele exibiu vários personagens primorosamente retratados com uma técnica afiada, permitindo que o público a olhar para os seres humanos escondidos por trás desses rostos perturbados.”

Roger Sadler2

Artista:  Lisa Chuan-Lee Cheng

Lisa Chuan-Lee Cheng

” Promissora carreira artística de Lisa foi interrompida por sua doença mental. Enquanto ainda era menina, ela tomou aulas de pintura no Museu de Cleveland Art.She mais tarde mudou-se para Nova York para completar os seus estudos, obtendo um mestrado em História da Arte. Apesar de abandonar sua carreira acadêmica, ela continuou desenho. Ela é atualmente empregada em um museu como guarda de segurança.”

Lisa Chuan-Lee Cheng2

Para conhecer e entender mais sobre a organização e as obras de cada artista acesse o link.

 

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

GLHRM

Guilherme Farina, 21 anos de idade, estudante de P&P.

Comments on Facebook