Brookfield Incorporações recebe inscrições de artistas para pintura de tapumes pelo Brasil

tapu1

Para revelar novos artista plásticos, a Brookfield Incorporações inicia uma nova fase do projeto Urban Gallery, que desde 2010 convida profissionais de todo o mundo para criar obras de arte em tapumes. Essa edição dará oportunidades para artistas que se candidatarem a levar sua arte aos canteiros da empresa. E para começar, o curitibano Rica de Lucca, que enviou seu portfólio à companhia, foi selecionado para expor seu trabalho a milhões de paulistanos. Ele é responsável a pintura nos tapumes do Ca’d’Oro São Paulo, no Baixo Augusta, e o BHD Ibirapuera, no Paraíso.

Os dois painéis, que juntos somam 490 metros de extensão, são uma grande exposição a céu aberto. O tapume no bairro do Paraíso retrata o Parque Ibirapuera, inspirado no graffiti, utilizando spray, pincel e esmalte sintético. Já o do Baixo Augusta, com influências do Cubismo, traz um olhar colorido e tridimensional sobre a cidade de São Paulo com triângulos e formas geométricas.

tapu2

As obras de Lucca marcam o início de uma nova etapa do Urban Gallery, que passará a receber inscrições de artistas de todo o país interessados em levar diversas expressões da arte urbana aos canteiros de obras da Brookfield Incorporações. “Queremos instigar para um novo olhar sobre as cidades, com a visão de artistas que nelas vivem. O projeto propõe o uso inteligente do espaço urbano, levando cultura e entretenimento para a população”, afirma Alexandre Frickmann, superintendente de Marketing da Brookfield Incorporações. Os artistas que quiserem se candidatar a participar do projeto, podem se inscrever pelo email info@brookfield.art.br e enviar seu portfólio.

tapu3

Sobre o Urban Gallery
O projeto tem como objetivo propor um novo olhar sobre as cidades e valorizar o espaço público, transformando tapumes em plataformas para manifestações artísticas. O Urban Gallery já transformou 19 tapumes nas cidades de São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia, Campinas, Belford Roxo (RJ), Niterói (RJ) e Campo Grande em verdadeiras exposições a céu aberto. Além de grafiteiros brasileiros, artistas de regiões como Nova Iorque, Barcelona e Califórnia já vieram ao país para participar do projeto. Desde então, a exposição já somou mais de 6.500 m² de arte. O projeto foi concebido pela Brookfield Incorporações e conta com a parceria da Agência Ginga.

tapu4

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LNUS

Felipe Pedroso, é historiador, curador, pós-graduado em História, Arte e Cultura e especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, dentre seus trabalhos, foi colunista web da Revista Trip e TPM e atualmente coordena o núcleo cultural do maior museu histórico a céu aberto do Brasil.

Comments on Facebook