FashionHunt: Simbolismo

1

Madonna já causou com jaqueta com símbolo Illuminati, e hoje em dia a história não é tão diferente!

14

A maioria das pessoas provavelmente entrou em alguma loja de roupas de departamento nos últimos tempos e deparou-se com uma avalanche de cruzes. E quem não se lembra dos triângulos para todos os lados em cartazes e estampas? Representações simbólicas parecem cada vez mais presentes em marcas de streetwear como a UNIF, Urban Outfitters, Obey e Rocawear e são popularizados por celebridades (muitas delas rappers). A tendência do simbolismo na Moda começou a surgir há algum tempo em sites como o Tumblr e o Lookbook (mestres contemporâneos em lançar novas estéticas de moda), e agora parece ter se popularizado em coleções com apelo gótico ou místico.

12

A presença dos símbolos já era anunciada na macrotendência Story of Now da WGSN para o verão de 2013 (lembrando que as estações no hemisfério norte são diferentes), em que formas e o simbólico surgiram como uma linguagem universal para contar a história do presente, e podemos notar uma influência cada vez maior do obscuro na macrotendência para o outono/inverno 2013-2014 21st Century Romance, na qual observamos uma influência do histórico, do clerical (observado atualmente em coleções como da Givenchy) e do chamado “drama dark” com referência ao submundo, ao mágico, ao sinistro e ao mundo dos vilões. O xamânico e o ritualístico também são fortes nessa tendência, o que nos faz entender porque as coleções possuem cada vez mais uma referência simbólica (seja de forma gráfica ou significativa) com apelo ao oculto e a estéticas dark em geral.

2

3

4

six6

7

8

9

JL Schnabel

10

Eye Brooch London Street Style Snappylifestyle

11

Os símbolos vistos na rua são vários e englobam roupas e acessórios: cruzes (invertidas ou não), pentagramas, hamsá, olho grego, olho de Hórus, entre outros. Há os que adotam a tendência por identificação com os significados culturais dos símbolos (ou os que adotam apenas pela estética), e há os que torcem o nariz e até cogitam teorias conspiratórias (como as Illuminati).

Illuminati03_zps19379e86

16

tumblr_mjpivhHdNY1qc8yajo1_500

Apesar do conteúdo da WGSN ser pago, muito de suas tendências pode ser encontrado online e imagens para referência são sempre postadas no Tumblr do site aqui.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IAKYMA

Iakyma LIma - Designer de Moda e pesquisadora de tendências.

Comments on Facebook