Genialidade e loucura no artesanato de Hélio Leites

helio leites-thumb-600x350-6513

Além de minucioso e rico, o trabalho de Hélio Leites nos leva à reflexão e a olhar pra dentro de nós mesmos através de suas histórias.

A arte e os livros de Helio Leites - Flickr – Compartilhamento de fotos!

Conheci seu trabalho em 2011 em um evento em Maringá-PR, e desde então sempre me lembro de algumas palavras do artista, porque elas surgem espontâneas e na hora certa. Hélio trabalha com a simplicidade, o singelo e o que cativa; transforma o que muitos consideram lixo em algo mágico, fruto de uma mente que é louca e genial ao mesmo tempo e em proporções absolutamente harmoniosas, rodeadas por poesia e histórias particulares, como o condomínio ecológico do joão de barro, a bailarina Margot (que, cansada de dançar seu papel, foi quebrar nozes no céu) e o sermão aos peixes.

Condomínio Ecológico do João de Barro

Condomínio Ecológico do João de Barro 02 - Helio Leites - Flickr – Compartilhamento de fotos!

Margot - cansada de dançar seu papel, foi quebrar nozes no céu

Sermão aos Peixes 01, by Helio Leites - Flickr – Compartilhamento de fotos!

Sermão aos Peixes

No vídeo “O que é tristeza para você?” (de uma série de pequenos documentários do projeto Thomás Tristonho) Hélio sintetiza que “fazer o que a gente não gosta é o pior desemprego do mundo”. Formado em Economia, Hélio abandonou a profissão pelas miniaturas, e ensina que olhar para dentro é o caminho para a felicidade da incrível máquina que é o ser humano.

Fonte das imagens: Dona Minúcia

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IAKYMA

Iakyma LIma - Designer de Moda e pesquisadora de tendências.

Comments on Facebook