Lovers – A busca pelo amor em livro de fotografias de Giulia Bersani

IMG_20140213_0001

Foi uma enorme satisfação receber a notícia de que uma de nossas fotógrafas favoritas, a italiana Giulia Bersani (que nós já falamos aqui), iria lançar um livro com alguns de seus trabalhos. O projeto intitulado Lovers é um livro sobre a obsessão humana de “ter alguém”, “de não estar só”, aquela busca incessante pela cara metade e pelo amor.

01

Bersani iniciou este projeto há um ano, em um período em que ainda estava solteira e como a própria descreve com uma enorme necessidade de ter alguém; decidiu então roubar momentos e gestos do outros casais, o que a fez se encontrar em cada uma das garotas fotografadas. De um casal para o outro algo permaneceu ,então se deu conta de que esses momentos contam uma história universal do amor, e é nisso que o livro se baseia, na sutileza e na profundida de que uma pessoa pode dedicar-se a outra com sentimentos.

IMG_20140213_0005

O pequeno livro é dividido em três partes, a primeira diz respeito ao início de uma história de amor pautado principalmente no interesse e na curiosidade, a segunda, como não poderia ser diferente refere-se ao meio da história. Algo que a artista descreve como o ápice de sentimentos, aquele momento em que você só quer ser realizado e protegido, deixa de ser racional e de pensar no futuro. Por fim, a terceira parte é centrada naquele momento calmo e melancólico onde a racionalidade volta a tona e a alegria muito facilmente se torna o medo da perda.

Participaram do projeto 15 casais incluindo ela mesma com alguns de seus ex-namorados e o atual,  o livro é impresso em uma edição limitada de 150 exemplares, cada exemplar é numerado, assinado e em parte escrito à mão pela própria autora, num processo artesanal tão singelo quanto suas fotografias e o seu olhar delicado para o amor.

08

IMG_20140213_0012

IMG_20140213_0016

07

13

15

01

05

06

11

14

06

08

10

14

15

© Giulia Bersani

Para conhecer mais da artista, acesse.
Para comprar o livro limitadíssimo, acesse.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LNUS

Felipe Pedroso, é historiador, curador, pós-graduado em História, Arte e Cultura e especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, dentre seus trabalhos, foi colunista web da Revista Trip e TPM e atualmente coordena o núcleo cultural do maior museu histórico a céu aberto do Brasil.

Comments on Facebook