O afronte do coletivo Yrenes

O afronte do coletivo Yrenes

Conheci o coletivo multitalentoso Yrenes ano passado, 2016, e confesso que minha vida foi transformada por cada movimento eterno, que são produzidos em suas performances. Cada nova apresentação é um novo ato político.

Yrenes; “gíria usada para denominar pessoas mais velhas ou que pensam de uma maneira antiga”.

Composto pelos gaúchos Israel Jardim, Guilherme Bassan,Juan Chi e Lucas Riedi, onde cada um carrega uma história única e juntos buscam uma maneira de conversarem com o seu público da melhor maneira possível: a dança Vogue.

_dsc0561

O estilo Vogue surgiu em meados dos anos 80, nos Estados Unidos, e se caracteriza por posições típicas de modelos da época e que até hoje vem se renovando e servindo de inspiração para diferentes artistas. FKA Twigs, AyaBambi, Azealia Banks Madonna são alguns artistas que enaltecem o estilo. Nos anos 90 foi lançado o documentário Paris Is Burning e é possível entender a importância desse movimento, que surgiu em periferias americanas e uniu diferentes pessoas que eram excluídas socialmente.

_dsc0585

O complexo sistema em que estamos inseridos atualmente está passando por enormes transformações e o coletivo Yrenes é um exemplo de grupos de minorias que se unem e não buscam por respostas do que ou por que a sociedade é do jeito que é, mas estão atrás de algo além disso, estão por celebrarem o que ninguém compreende, elas mesmas. Servindo de inspiração para outros explorarem suas essências e desejos.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Comments on Facebook