• MyNews
Log In
  • Contato
  • Quem Somos
  • Sobre

  • Arte
  • Fotografia
  • Música
  • Cultura
  • Design
  • Filme
HomeArteO artista plástico Alessandro Aued

O artista plástico Alessandro Aued

Hoje o BLCKDMNDS traz para vocês uma entrevista especial com o artista plástico mato-grossense Alessandro Aued. Radicado em Belo Horizonte, este jovem de 23 anos é dono de traços precisos carregados de enigmas que envolvem principalmente o universo feminino de cores sombrias, por vezes com doses cítricas. No fim de 2009, emoldurou um desenho e levou para a mineira Quina Galeria. “Na cara dura mesmo. Não conhecia ninguém da galeria, só tinha visitado o espaço uma vez. Eles curtiram o desenho e seis dias depois o trabalho foi vendido. A partir daí familiares, amigos, pessoal na internet se interessou.”,  conta o artista.

Agora, vamos saber um pouco sobre seu trabalho plástico e o processo de criação.

Share Button
  • 24/02/2011
  • 0

BLCKDMNDS: Você é super precoce,  já é ator, tem trabalhos bacanas. Qual é sua formação artística? É auto-didata?
Alessandro Aued: No ramo das artes plásticas sim, já como ator a formação foi pela PUC MG.

BD: As mulheres nos seus trabalhos são muito evidentes.  Como se dá sua relação com o universo feminino?
Aued: Todo meu trabalho passa pela minha visão sobre o que é feminino,sobre sua leveza, seu mistério. Além do mais meu trabalho está intimamente ligado a minha vida pessoal, meus planos de inspiração passam pela figura de minha namorada, ela mesmo serve de modelo para vários desenhos e pinturas.

BD: Você também tem alguns trabalhos com colagem.
Aued: Na colagem é o lugar de maior liberdade, pelo menos para mim. Ligo referências, imagens de meu agrado, risco, rabisco e pinto por cima. O desenho e a pintura são mais trabalhosos, consomem mais meu tempo.

BD: E o tridimensional? Faz experimentos?
Aued: Ainda não. Um dia quem sabe. É algo que consome muito o tempo também. Além do mais acho que precisaria de um lugar maior para trabalhar.

BD: Anteriormente você fazia trabalhos com uma influência do pantanal, da mata. Parou com eles?
Aued: Eles não estão mais tão evidentes. Antes tendia para um lado mais ilustrativo, hoje as referências do meu estado, Mato Grosso, onde vivi por 17 anos, aparecem mais sutis.

BD: Seu trabalho vem ganhando uma aura toda misteriosa, uma sensualidade feminina, olhos, distorção de fisionomia…
Aued: Sim,  hoje em dia acredito mais no meu traço, nas pinceladas. Antes ficava duvidoso, “isso não é certo”,  “aquilo está errado”. Agora estou em uma fase onde dou ênfase  aquilo que me difere. Mas sempre com senso crítico. Não adianta fazer por fazer.

BD: E não poderia deixar de perguntar dos artistas tradicionais favoritos, influências…
Aued: Vamos lá.  Nos antigos mestres: Caravaggio, El greco,  Klimt e Schiele (entre outros). Nos mais contemporâneos, Mark Ryden, mangás, filmes (David Lynch, Hayao Miyazaki), músicas (bandas como Strokes, Radiohead, Cachorro Grande),  muitas coisas. O que me inspirou a desenhar foi o mangá. Desde criança vendo  Yu Yu Hakusho, Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, depois lendo coisas mais sombrias como Suehiro Maruo, Junji Ito e Shintaro Kago.

BD: Então a prática se deu a partir daí?
Aued: Sim, ficava muito triste por não conseguir desenhar igualzinho. Mas ficava tentando, tentando. Depois fiquei com raiva de mangá por não conseguir desenhar igual. Parti para desenhar coisas de filme de terror. Jason, Freddy Kruger, Jack Estripador, mas sempre sem muito sucesso. Isso com meus 13 anos,  é claro. Hahahahaha. Por causa dela fiquei uns anos sem desenhar, até que não deu mais. Foram muitas carteiras na sala de aula, cadernos novos rabiscados, enfim tudo estava valendo.

BD: Você disse que ainda não experimentou o tridimensional. E quanto à ilustração gráfica?
Aued diz: Tenho muita vontade. Sei que é uma ferramenta que abre muitas portas em relação a trabalho e divulgação pela internet. Mas como meu tempo hoje em dia é corrido por causa do teatro, desenho e pintura, fica difícil fazer algum curso específico na área digital. Estudo muito pintura e desenho em casa. Nas atuais condições se o digital entrar pelo meio, talvez possa dispersar. Então prefiro focar no desenho e pintura por enquanto.

BD: E falando em pesquisa, tem algo em especial que você quer dizer com as suas mulheres, cores…?
Aued: Tem coisa na arte que se explicarmos perde toda a magia. Vou falar algo que li esses dias e postei no meu Flickr. Picasso falando sobre poesia, mas com certeza, vale para qualquer tipo de arte: “… quando explicamos a poesia ela torna-se banal. Melhor do que qualquer explicação é a experiência directa das emoções, que a poesia revela a uma alma predisposta a compreendê-la”. Só trocar poesia por ARTE que acho está valendo. Mas o que eu posso falar é que eu busco sempre evoluir com minhas técnicas. Leio muito, estudo muito, faço e erro. As leituras do teatro, as pesquisas para os espetáculos, tudo isso ajuda no processo de evolução.


Agradecimentos infinitos do BLCKDMNDS para Alessandro!

Share Button

Trend Alert- Camisa Xadrez

  • 24/02/2011

O mundo em bolhas de sabão

  • 25/02/2011

Share this

28
SHARES
FacebookTwitterGooglePinterest
RedditTumblr

About author

THAI

24 anos, Londrina, professora e estudante de artes visuais, adora e faz ilustrações. Ama ainda moda, cultura pop e vozes masculinas. E astrologia.

Related Posts

0 comments
Arte

O afronte do coletivo Yrenes

Ver Tudo

0 comments
DesignModaTrend

As estampas icônicas e divertidas da marca Quiche

Ver Tudo

0 comments
ArteCulturaTrend

ArtiKin – O aplicativo que vai se tornar o seu guia cultural favorito

Ver Tudo

0 comments

O trabalho ácido do artista Marcelo Fiedler

Ver Tudo

Tags

  • alessandro aued
  • artista plástico
  • colagem
  • feminino
  • mulher
  • processo de criação

Comments on Facebook

Do not miss

0 comments
Arte

O afronte do coletivo Yrenes

Ver Tudo

PROCURE

Colab55

TREND ALERT

https://www.youtube.com/watch?v=oKs7LKvbAdo

Vídeo em Destaque

The key to victory is discipline, and that means a well made bed. You will practice until you can make your bed in your sleep.

FOOD TOURS

Arte

O afronte do coletivo Yrenes

Ver Tudo

  • 10/01/2017
  • 294

Latest Tweets

Arte

O afronte do coletivo Yrenes

Ver Tudo

  • 10/01/2017
  • 294
Got a hot tip? Send it to us!

Your Name (required)

Your Email (required)

Video URL

Attach Video

Category
SportNewsTechMusic

Your Message

Got a hot tip? Send it to us!

Your Name (required)

Your Email (required)

Subject

Your Message