Os 10 melhores posts BLCKDMNDS de 2013

Melhores Posts

Fim do ano chegou e com ele aquele momento de fazer um balanço de tudo que passou, com a gente não seria diferente, fizemos uma lista dos dez melhores posts que passaram por aqui em 2013, tendo como base a audiência e a repercussão dos mesmos. Então vem com a gente fazer um repeteco do nosso crème de la crème (clique nos títulos para rever).

10- A juventude hedonista nas fotografias de Zachary Ayotte

ju11
Hedonista, esse é uma das características mais marcantes da geração Y, milênio, ou seja lá como você quer chama-la, a questão é que o fotógrafo canadense Zachary Ayotte expõe esse sentimento da doutrina ao prazer em fotos interessantíssimas que traduzem parte do comportamento dessa geração e fisgou nosso 10º lugar no ranking.

9- Flamboya – Um Retrato da juventude Africana por Viviane Sassen

KA1

Nosso nono lugar vai para o incrível ensaio Flamboya da fotógrafa Viviane Sassem, numa tentativa sensível e poética de pedir desculpas ao olhar pejorativo e estigmatizado que o ocidente branco jogou sobre o continente africano durante séculos. O resultado é esse que você vê, um deleite aos olhos num retrato de uma África emergente e cheia de vida.

8- A Alma Humana na relação homem natureza nas fotografias de Predrag Pajdic

post1

Um dos ensaios mais bonitos que já passaram por aqui, o trabalho do sérvio Predrag Pajdic conquistou nossos leitores pela composição delicada e forte ao mesmo tempo, trazendo o conceito da relação humana com a natureza de forma conceitual e extremamente bem executada.

7- Representações do Zodíaco por Arkadiusz Branicki

post2

O post é recente mas não poderia ficar de fora de nossa lista por tamanha repercussão, o trabalho do polonês Arkadiusz Branicki pode não trazer nada de inovador, mas a delicadeza e a sensibilidade que ele da a sua obra ao usar das formas femininas é louvável. Misticismo, astrologia e muito bom gosto, figurou na nossa 7ª posição.

6- Hotel Room – Série de retratos de Richard Renaldi

hr3

Ta aí uma série fotográfica que venceu pelo tempo de execução para ser realizada, foram mais de dez longos anos para o fotógrafo Richard Renaldi compor seu trabalho que consistia numa ideia bem simples, registrar durante todo esse tempo os hotéis em que ele e seu parceiro visitaram em viagens pelo mundo, obviamente o foco não é hoteleiro, mas sim na sintonia do casal.

5- Flexões: Um estudo sobre a sexualidade Plural

post4

O projeto idealizado pelos brasileiros André Medeiros Martins e João Zambom conquistou nossa 5ª colocação por fazer refletir e questionar sobre o modo como a estética do sujeito é expressa em nosso tempo, um projeto incrível que abre os olhos do espectador mostrando que não existe uma sexualidade, mas um plural, sexualidades que fogem a norma vigente. Subversivo e libertador, no mínimo.

4- A subjetividade poética e a nudez na fotografia de Caroline Mackintosh

poe

Você certamente deve ter visto esse ensaio pipocando em inúmeros blogs e redes sociais por aí, e de fato ele merece toda essa repercussão, o trabalho da sul-africana Caroline Mackintosh é encantador, e retrata com sutileza e subjetividade a sensualidade e o lirismo de corpos nus com muita elegância. Conquistando aqui, nossa 4ª posição.

3- A juventude chinesa pelas lentes de Ren Hang

rh1

Talvez esse seja um dos nossos posts que mais recebeu comentários. Controverso, o trabalho do jovem fotógrafo chinês Ren Hang buscou retratar a liberdade de expressão de uma juventude com vozes abafadas num sistema político conservador e pouco aberto a diálogos e a expressões que fogem a norma. Uma China contemporânea nunca vista antes. E por isso merece nossa medalha de bronze, conquistando nosso terceiro lugar.

2-

post9

Nosso segundo lugar vai para o trabalho surpreendente do fotógrafo Acey Harper. Sem utilizar do auxílio de photoshop, expôs uma nova perspectiva utilizando do malabarismo e da elasticidade do corpo humano resultando numa poesia visual. Cru, misterioso, incomum, sedutor, explosivo de disparar a imaginação. Impressionou pela forma como estas imagens desafiam a idade, sexo e gravidade.

1- Retratos de soldados em antes durante e depois de serem mandados para a guerra

post1

Nosso primeiro lugar não poderia ser outro, a série fotográfica da jornalista inglesa Lalage Snow causou polêmica quando passou por aqui, ao retratar três momentos distintos de soldados que foram à Guerra no Afeganistão, questionamentos e debates sobre a veracidade do trabalho da jornalista foram feitos pelos leitores, não soubemos responder de fato, mas a questão principal de um trabalho como esse é justamente questionar, usar do poder da empatia e se colocar no lugar do outro, as imagens podem ou não serem verdadeiras ou tendenciosas, mas o trauma de um conflito belicoso para quem participa é real, e bem real.

Com um ano em que tivemos mais de 500 posts produzidos e publicados, conseguimos sintetizar numa lista as dez postagens mais impactantes. Agradecemos a todos vocês e esperemos que em 2014 possamos repetir a dose. Até lá, um beijo e um abraço da Equipe BLCKDMNDS!

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LNUS

Felipe Pedroso, é historiador, curador, pós-graduado em História, Arte e Cultura e especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, dentre seus trabalhos, foi colunista web da Revista Trip e TPM e atualmente coordena o núcleo cultural do maior museu histórico a céu aberto do Brasil.

Comments on Facebook