Resgate do folclore japonês por Heitor Kimura

Y O K A I on Behance

Criado em Curitiba, Heitor Kimura não se rotula como “artista visual”, “designer” ou “ilustrador”. Formando-se esse ano em Artes Visuais Multimídia pela UNOPAR de Londrina, teve mais contato e influência do design gráfico por identificar-se com sua metodologia e o próprio pensamento projetual.

O projeto Yōkai (que foi também seu projeto de conclusão de curso) nasceu da união de duas paixões de Heitor: ilustração e cultura japonesa, e aborda o rico universo do folclore japonês, com suas criaturas e lendas.

dfh

dgg


dsg

rg

Apesar do projeto englobar temática oriental, Heitor evitou a estética usual das gravuras japonesas, estampas ou do mangá, apesar de sua maior inspiração para o projeto vir do gravurista japonês do século XVII Toriyana Sekien. A proposta trás uma abordagem contemporânea, de ilustrações digitais com cara de ilustrações digitais.

O meio digital também é favorável para Heitor pelo fato dele ser daltônico e com o auxílio de sites e aplicativos de montagem de paletas (como o Adobe Kuler e o ColourLovers) e o próprio Photoshop conseguir criar e manipular a cor com mais facilidade do que em processos manuais.

dfsdfs

dfg

O círculo, símbolo da estética oriental (presente inclusive na bandeira no Japão), foi a base das ilustrações. Além disso, a própria aceitação do vazio e limpeza visual são características da estética japonesa.

O termo Yōkai significa literalmente “aparição misteriosa” e é designado a todo tipo de criatura do folclore japonês, como monstros, demônios, animais mágicos etc. O projeto representa por meio da ilustração uma pequena parcela dos muitos seres folclóricos nipônicos, revitalizando esse universo pertencente à cultura japonesa.

dg

sxd

xdgdxg

Para mais trabalhos incríveis de Heitor, basta visitar seu Behance aqui.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

IAKYMA

Iakyma LIma - Designer de Moda e pesquisadora de tendências.

Comments on Facebook