Um retrato da gangue de meninas motoqueiras do Marrocos por Hassan Hajjaj

Hassan Hajjaj

Não, não é só a cantora M.I.A. e o Roman Gravas que mostram uma imagem de mulheres muçulmanas fora do usual, a verdade é que o Ocidente ainda possui uma visão muito reducionista e limitada do estilo de vida e cultura islâmica e até mesmo além do limites das fronteiras de sua própria cultura. Pois é, esqueça as representações estereotipadas das mulheres do Oriente Médio, o artista marroquino baseado em Londres Hassan Hajjaj criou uma série de fotografias sensacionais intitulada Kesh Angels, onde documenta e mostra as gangues de meninas motoqueiras pelas ruas de Marrakech – numa atmosfera única, cheia de ritmo e bom humor em um tributo à iconografia de rua.

Hassan Hajjaj

Hajjaj celebra a cultura popular do norte da África com marcas de consumo globais  para adornar os quadros de suas fotografias impressionantes, uma ode à Pop-Art e ao hibridismo cultural presente nas roupas das mulheres que ostentam Chanel e Louis Vuitton em abayas (vestimenta típica) desafiando as noções tradicionais sobre as mulheres muçulmanas.

Hassan Hajjaj


Hassan Hajjaj

Hassan Hajjaj

Hassan Hajjaj

Hassan Hajjaj

Hassan Hajjaj

Hassan Hajjaj

Brown Eyes

Hassan Hajjaj

© Hassan Hajjaj

Para conhecer mais, acesse.

Share Button
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

LNUS

Felipe Pedroso, é historiador, curador, pós-graduado em História, Arte e Cultura e especialista em Museografia e Patrimônio Cultural, dentre seus trabalhos, foi colunista web da Revista Trip e TPM e atualmente coordena o núcleo cultural do maior museu histórico a céu aberto do Brasil.

Comments on Facebook